terça-feira, 29 de maio de 2018

Falecimento de S.E. o Coronel António Feijó de Andrade Gomes (1943-2018), Grã-Cruz de Graça e Devoção em Obediência da Ordem de Malta


Apesar de termos conhecimento e acompanharmos a luta que vinha a ser travada pelo nosso bom amigo e confrade, Senhor Embaixador Coronel António Feijó de Andrade Gomes, Cavaleiro Grã-Cruz de Graça e Devoção da Ordem Soberana e Militar de Malta, foi com profunda consternação e pesar que recebemos a notícia do seu falecimento.
À família, amigos e confrades, manifestamos os mais sinceros votos de pesar e condolências.

O seu corpo estará hoje, a partir das 16h30, na Igreja da Lapa, no Porto, onde amanhã, dia 30, se celebra a Missa de Corpo Presente, pelas 14h45.

Nascido em Ponte de Lima, a 22 de setembro de 1943, seguiu a carreira militar reformando-se no posto de coronel do Exército. Entre inúmeras funções, comandou o Centro de Instrução de Operações Especiais (Rangers), em Lamego, entre 1997 e 2000.
Era Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Ordem Soberana e Militar de Malta na Guiné Bissau, desde 2010, e actualmente Grã-Cruz de Graça e Devoção em Obediência da Ordem (fora admitido, como cavaleiro de Graça Magistral, em 1995). Desempenhou o cargo de Hospitalário da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses entre 2000 e 2008.
Era comendador da Ordem da Liberdade, de Portugal (1996), tendo sido igualmente agraciado com a medalha de Mérito Militar, entre outras condecorações militares, portuguesas e estrangeiras, como a medalha da OTAN e a cruz de 1.ª classe, com distintivo branco, da Ordem do Mérito Militar de Espanha. Era igualmente Grande-Oficial com Espadas da Ordem pro-mérito Melitense, da Ordem de Malta (2000), cavaleiro da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém (1995), comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, membro da Real Irmandade de Infanções de Illescas (2001) e da Ordem Constantiniana de São Jorge. Actualmente, presidia à Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição, com sede em Lamego, que ajudara a reactivar. por Lourenço Correia de Matos.

Na apresentação do livro "A Cruz da Ordem de Malta nos Brasões Autárquicos Portugueses", 
Rossas, Arouca, Agosto de 2017
O Senhor Coronel António Feijó de Andrade Gomes, muito respeitado Membro e Dirigente da Ordem de Malta, foi ainda Presidente do Corpo de Voluntários durante muitos anos e continuou sempre a marcar presença activa nos trabalhos de assistência aos peregrinos e em todas as actividades da Assembleia Portuguesa, sendo estimado e reconhecido por todos como uma referência.

Sem comentários: