quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Pré-lançamento do livro "A Cruz da Ordem de Malta nos Brasões Autárquicos Portugueses" na antiga comenda de Rossas, Arouca.

Realizou-se, no passado dia 11 de Agosto, no Centro Cultural da freguesia e antiga comenda de Rossas, no concelho de Arouca, a Sessão de pré-lançamento do livro "A Cruz da Ordem de Malta nos Brasões Autárquicos Portugueses", da autoria de António Brandão de Pinho, Cavaleiro da Ordem Soberana Militar de Malta e Membro do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses.
A Sessão foi presidida por S.E. o Senhor Embaixador Coronel António Feijó de Andrade Gomes, Grã-Cruz de Graça e Devoção em Obediência da Ordem Soberana Militar de Malta, que se dignou fazer a apresentação do livro.


António Brandão de Pinho usou da palavra para cumprimentar os presentes, agradecer a honra e amabilidade de S.E. o Senhor Embaixador Coronel António Feijó, pelo facto de ter aceitado o convite para presidir à Sessão e apresentar a obra, e, muito sucintamente, justificar o trabalho agora dado à estampa e o porquê do pré-lançamento em Rossas.
Depois de, a titulo de curiosidade, referir conhecer S.E. o Senhor Coronel António Feijó há cerca de 10 anos, por força de uma conferência relativa à Ordem de Malta, então realizada na freguesia e antiga comenda de Rio Meão, António Brandão de Pinho justificou a presente obra, essencialmente, nos vários apontamentos que foi tirando sobre antigas comendas e possessões da Ordem de Malta no território português, bem como nas visitas que realizou a essas mesmas comendas. Mas, principalmente, pelo interesse que lhe motivou a presença da cruz da Ordem de Malta na maior parte dos brasões autárquicos das freguesias e municípios que hoje integram essas antigas comendas e o incentivo que sempre obteve por parte dos mais altos representantes da Ordem em Portugal. Quanto ao facto de realizar um pré-lançamento do livro em Rossas, referiu tratar-se de um dever moral, uma vez que é daí natural, aí iniciou esses trabalhos e, acima de tudo, porque se trata de uma antiga e importante comenda, para a qual entende ter o dever de chamar a atenção enquanto membro da Ordem.
Após agradecer o convite e cumprimentar os presentes, S.E. o Senhor Coronel António Feijó, que se fez acompanhar por sua esposa, Senhora Dona Maria Filomena Azevedo de Ataíde, Dama de Honra e Devoção da Ordem Soberana Militar de Malta, fez uma apresentação pormenorizada e muito elogiosa deste novo trabalho do seu confrade e amigo, destacando a importância dos assuntos tratados, a laboriosa tarefa de coleccionar e elencar tão grande conjunto de brasões autárquicos e nestes ter perspectivado a história e presença da Ordem no nosso território, num interessante paralelismo com a história de Portugal, que a todos muito deve orgulhar.
O Senhor José Paulo Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Rossas, cumprimentou e agradeceu a presença de todos, especialmente de S.E. o Senhor Embaixador Coronel António Feijó e sua esposa, deu os parabéns ao autor por mais este trabalho, que, - referiu -, na sequência dos anteriores, muito vem contribuir para um maior e melhor conhecimento da história da freguesia, pelo que esta lhe fica reconhecida e agradece. Seguiu-se a sessão de autógrafos.

S.E. o Senhor Coronel António Feijó e o autor António Brandão de Pinho
(foto de JCB)

S.E. o Senhor Coronel António Feijó no uso da palavra
(foto de JCB)
S.E. o Senhor Coronel António Feijó a cumprimentar António Brandão de Pinho
(foto de Carlos Pinho)
Senhor José Paulo Oliveira, Presidente da J. F. de Rossas, no uso da palavra
(foto de Carlos Pinho)

S.E. o Senhor Coronel António Feijó entrevistado pela Rádio Regional de Arouca
(foto de JCB)

Sessão de autógrafos pelo autor
(foto de JCB)
A Sessão de Lançamento do livro "A Cruz da Ordem de Malta nos Brasões Autárquicos Portugueses", terá lugar no próximo mês de Setembro, em Lisboa.


Visita de Fra' João ao Mosteiro de Arouca e à Igreja Matriz da antiga comenda de Rossas

Por ocasião do pré-lançamento do livro "A Cruz da Ordem de Malta nos Brasões Autárquicos Portugueses", e apesar de não poder assistir à Sessão, S.E. Fra' João Freire de Andrade, Cavaleiro Professo e de Justiça da Ordem Soberana Militar de Malta, aceitou o convite de António Brandão de Pinho para visitar o Mosteiro de Arouca, a Associação de Defesa do Património Arouquense e a Igreja Matriz de Rossas. Fra' João foi acompanhado nesta visita a Arouca por seu primo e confrade, Senhor Francisco Freire de Andrade, esposa e filho.
Após alguns minutos de recolhimento de Fra' João na Igreja, iniciou-se a visita ao Mosteiro e Museu, seguindo-se depois a visita às instalações da Associação de Defesa do Património Arouquense e, finalmente, a deslocação e visita à Igreja Matriz da antiga comenda de Rossas.

Fra' João junto ao Túmulo da Rainha Santa Mafalda

Fra' João e Francisco Freire de Andrade no Cadeiral do Mosteiro

Em visita guiada ao Mosteiro

Em visita guiada ao Museu do Mosteiro

Em visita à exposição na Associação de Defesa do Património Arouquense

Fra' João e Francisco Freire de Andrade junto à pedra de brasão existente no adro da Igreja Matriz de Rossas

Fra' João ladeado por António Brandão de Pinho e Francisco Freire de Andrade

Sem comentários: