terça-feira, 3 de julho de 2018

Arquivo do Ministério das Finanças incorpora conjunto documental relativo à Ordem de Malta

No passado mês de Maio, foi incorporado no Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças (ACMF), um reputado valioso conjunto documental, proveniente da Direcção de Finanças de Castelo Branco,  composto por mais de 100 livros, essencialmente manuscritos, datados do século XVI até meados do século XIX.
De acordo com um primeiro trabalho de inventário e avaliação, efectuado pelo Arquivo, tal documentação estará relacionada com as comendas da Ordem de Malta situadas na Beira Baixa, com destaque para Oleiros, afecta ao Grão-Priorado do Crato, e da comenda da Covilhã, compondo-se de livros relativos a tombos, visitações, arrematações, foros, almoxarifados, etc., que o arquivo reputa de importância crucial não só para a história da Ordem de Malta, como para a história regional e local.
Além da informação escrita que veiculam, há que destacar, segundo o ACMF, há que destacar a beleza dos livros, de que são exemplo os frontispícios representados nas imagens juntas.
O Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças tenciona iniciar em breve o tratamento arquivístico de tão relevante documentação, de que dará oportuna nota.
Percebe-se, de facto, tratar-se um valioso acervo documental, também de relevante importância, como é referido por aquele Arquivo, para a história da Ordem de Malta em Portugal.
.

Sem comentários: