terça-feira, 13 de março de 2012

Placas em antigos imóveis outrora foreiros à Comenda de Santa Luzia e São Brás de Lisboa




Pequenas placas ainda hoje existentes na Rua Sol ao Rato, freguesia de Campolide, Lisboa, identificativas de antigos imóveis outrora foreiros à antiga Comenda da Ordem de Malta de Santa Luzia e São Brás de Lisboa.
Frei Lucas de Santa Catarina, cuja obra referenciamos abaixo, chegou a classificar a Comenda de Lisboa como Cabeça do Priorado, tendo em conta que se tratou de uma das mais importantes do ponto de vista económico e histórico-político. Porém, embora importante, nunca chegou a ser Priorado. Em 1220, a Ordem dos Hospitalários era aquela que maior número de propriedades detinha no termo de Lisboa. Então, a sede para a região de Lisboa e Sul de Portugal, situava-se já intramuros da cidade, numas casas e capela junto à Porta do Sol, justamente a Capela de Santa Luzia e São Brás, que alberga hoje a sede da Ilustre Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esses prédios eram foreiros ao Mosteiro das Trinas de Campolide (Convento do Rato) da Ordem da Santíssima Trindade e não à ordem de Malta apesar de esta possuir terras de vinha em campolide. A cruz representada nas placas é sim a cruz da Ordem da Santíssima Trindade, a mesma cruz pode se encontrar em diversos prédios no bairro da Lapa, pois os terrenos onde eles se encontram pertenciam à cerca do Mosteiro das Trinas do Mocambo que os foram loteando, o mesmo se passou no Rato. Muios parabéns pelo Blog que tem artigos cheios de interesse.

Blog Ordem de Malta disse...

Exmo. Senhor,
Os nossos melhores cumprimentos e agradecimento pelo comentário deixado. Com efeito, é muito verosímil que seja como refere e se trate, efectivamente, da cruz da Ordem da Santíssima Trindade.
Fica, no entanto, o post tal como está, para informação e esclarecimento sobre eventuais confusões futuras.

Obrigado,