terça-feira, 27 de junho de 2006

Rio Meão prepara criação de Associação Cruz de Malta

A pré-apresentação deste projecto será em Outubro, durante um seminário sobre a história deste movimento.

Os estatutos estão alinhavados, pelo que está para breve a formalização da Associação Cruz de Malta, de Rio Meão. O projecto, de âmbito social está a ser preparado há mais de um ano, sendo que a sua pré-apresentação acontecerá em Outubro, altura em que se organizará um seminário sobre o movimento Cruz de Malta.
.
Rio Meão, vila pertencente a Santa Maria da Feira, foi uma das primeiras Comendas da Ordem de Malta em Portugal. Primeiramente, unida às de Frossos (Albergaria-a-Velha) e Rossas (Arouca), de que esta última era cabeça. Por isso, e para quem me conhece, não se estranhará a minha ligação a esta vila, também por esta via. Também já por lá andei a procurar os marcos que demarcavam e delimitavam Rio Meão, no tempo em que foi Comenda da Ordem de Malta. Conheço vários.
Contudo, outras ligações me fazem visitar e até permanecer frequentemente em Rio Meão. Hoje mesmo, deslocar-me-ei lá para participar no funeral do Reverendo Pároco da freguesia.
Joaquim de Sousa Lamas, foi o padre que paroquiou aquela freguesia, por mais de cinquenta anos. De resto, pessoa pela qual nutria grande simpatia e admiração.
Em cima, foto da Igreja medieval de Rio Meão, a ostentar, logo acima da porta principal, a Cruz de Malta.
.
Apesar de andar muito tempo associada às Comendas de Frossos e Rossas, Rio Meão, sempre ostentou uma cruz de Malta ligeiramente diferente daquelas que ostentavam aquelas outras duas e que vulgarmente vemos associadas à Ordem de Malta. Trata-se, na mesma, da cruz de Malta. Contudo, e não será alheio o facto de andar associada a outras Comendas, ligeiramente diferente.
Em cima, medalha condecorativa com a cruz de Malta ostentada por esta antiga Comenda de Rio Meão.
Tal como acontece noutras localidades, existem várias réplicas e reproduções por toda a vila e associadas a instituições. Também a heráldica da vila a ostenta em primeiro plano.

Sem comentários: