sábado, 29 de julho de 2006

Marcos da antiga Comenda de Rio Meão

Ontem, ao fim-da-tarde, em mais uma das minhas visitas a Rio Meão, fiz uma pequena paragem nos limites da antiga Comenda de Malta (com Paços de Brandão) para averiguar da forma como foram colocados os marcos divisórios nesta Comenda e, já agora, para tentar encontrar alguns.
Em cinco minutos, seguindo a orientação adoptada na Comenda de Rossas (Arouca), e partindo doutro que já conhecia, ou melhor, que em Rio Meão todos conhecem, encontrei mais um marco (foto abaixo). Pese embora, ligeiramente inclinado (mas favorecido pela foto), trata-se de um belo exemplar em muito bom estado de conservação e perfeitamente perceptível.
Pese embora ainda não tenha tido acesso a nenhum Auto de Demarcação de Rio Meão, com base nestes dois exemplares, é possível concluir que a primeira Demarcação foi feita entre 1629 e 1630, tal como em Rossas (Arouca), e que o método adoptado foi idêntico ao seguido naquela antiga Comenda, de onde sou natural.
Ligeiramente diferentes dos marcos existentes em Rossas, os Marcos de Rio Meão, foram esculpidos em pedras de granito duro, sendo mais toscos no acabamento (o tipo de pedra adoptado nas demarcações varia consoante a pedra existente nas imediações, podendo ser utilizadas pedras de rochas distintas mesmo dentro da mesma Comenda. De resto, tal como sucede em Rossas, onde existem mesmo hábitos esculpidos em grandes rochas que coincidiam com os limites). A cruz de Malta sobressai de um quadrado rebaixado na pedra, figurando a data de 1629 logo abaixo.
Repare-se, que por esta altura (1629), Rio Meão e Frossos (em Albergaria-a-Velha) andavam associadas a Rossas que era a cabeça de Comenda

3 comentários:

Pé de Salsa disse...

Muito interessante.

Sempre pensei que Frossos (de Angeja) pertencesse anteriormente a Aveiro, mais propriamente à então Comarca de Esgueira.

Bela pesquisa. Vou continuar a acompanhar.

Cumprimentos.

Laranjeira disse...

Bom dia,

Vivo em Rio Meão hà três anos e interssou-me bastante este tema. Será que me poderia dar algumas orientações geografica de forma a poder encontrar estes marcos.

Muito agradecido.

Paulo Laranjeira

Miguel disse...

Bom dia,

Sou residente em Paços de Brandão e possuo dentro da minha propriedade um marco da ordem de malta datada de 1629, possuo fotos e gostaria de publicita-las aqui para satisfazer as necessidades curiosas do pedaço de história deixado pelos nossos antepassados.

Atenciosamente,
Miguel Faria