segunda-feira, 12 de junho de 2006

Demarcação territorial

Os territórios pertencentes à Ordem de Malta eram delimitados com Marcos de Pedra em todo o seu redor. A imagem supra é de um desses marcos, que ainda hoje se encontra no seu local original, nos limites da freguesia de Rossas, concelho de Arouca. De resto, ainda recentemente (de 2003 a 2005) foram achados e inventariados 22 marcos dos 46 referidos no Auto de Demarcação de 1630. Na maior parte dos casos, encontram-se no sítio original e em bom estado de conservação.
"A demarcação de 1630 foi realizada em três etapas. Iniciou-se no dia 18 de Janeiro desde a Ponte Ribeira até à Pedra Má, pelo lado de Santa Marinha de Tropeço e Várzea; continuou no dia seguinte, partindo da pedra Má até ao rio que vem da Póvoa, dividindo Rossas das freguesias de Várzea e S. Miguel de Urrô; ultimou-se no dia 16 de Fevereiro, começando “na banda d’alem do rio da Póvoa ao fundo do Alqueve” e terminando na Ponte Ribeira, dividindo Rossas da parte que faltava de S. Miguel de Urrô e das freguesias de Cepelos e Chave. No decorrer de toda a linha divisória foram levantados quarenta e um marcos e, além disso, abriram-se cinco hábitos de Malta em penedos existentes nos limites. Os marcos, com excepção talvez de dois, eram de granito com forma de paralelepípedos e com uma das faces trabalhada. Na parte superior desta face sobressai, duma zona circular cavada, uma cruz de Malta em relevo. Logo abaixo do círculo abriu-se em todos a data 1629. Nos penedos aproveitados como marcos abriu-se apenas o hábito, isto é, cavou-se um círculo deixando a cruz em relevo, e gravou-se por baixo a mesma data.
A face trabalhada dos marcos ficou voltada para as terras da freguesia e a direcção da esquina direita dessa face, indicava o sentido da divisória, segundo a ordem da colocação dos marcos. Dos que sobejam, nem todos estão de acordo com esta orientação.
A demarcação realizou-se em 1630. Os marcos têm gravado a data 1629. Tinham sido preparados nesse ano e com tal data, na ideia de que a demarcação se realizaria em 1629. Foi adiada para 1630. Daí, a divergência da data gravada nos marcos com a data da demarcação.Para além desta, nesta Comenda, foram ainda realizadas Demarcações em 1656, 1702 e 1769."

in "Rossas - Inventário Natural, Patrimonial e Sociológico", de A. J. Brandão de Pinho.

2 comentários:

Susana Barbosa disse...

Muito interessante.

Anónimo disse...

Prezado A.J.
Gostaria de traduzir as suas informações para alemão.
Melhor será um Blog independente da lingua alemã sobre a Ordem de Malta, no caso de querer continuar com (muito) mais textos.
Está interessado ?
Cumprimentos
Konrad (Perafita)
konrad@mail.telepac.pt