sábado, 9 de dezembro de 2017

Ordem de Malta nas Cerimónias em Honra de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Como já vem sendo tradição, por amável convite da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta fez-se representar nas Cerimónias em Honra de Nossa Senhora da Conceição - Padroeira de Portugal, realizadas naquela nobre e bela vila Alentejana, no passado dia 8 de Dezembro.

Delegação da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta
A Assembleia dos Cavaleiros Portugueses tem especial afeição pela participação nestas Cerimónias, também pelas razões históricas relacionadas com a Imagem de Nossa Senhora e daquele Santuário Mariano Alentejano.
Com efeito, segundo a tradição, terá sido aquela igreja fundada pelo Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, após a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota contra os castelhanos, em 1385.
Foi a Imagem de Nossa Senhora existente nesta igreja, alegadamente oferecida por D. Nuno Álvares Pereira, que, por provisão régia de D. João IV, se proclamou Padroeira de Portugal, em 25 de Março de 1646.
Em 6 de Fevereiro de 1818, foi esse Santuário Mariano erigido cabeça da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, por D. João VI, em agradecimento a Nossa Senhora pela resistência nacional às invasões francesas.
Em 14 de Maio de 1982, foi este Santuário visitado por Sua Santidade o Papa João Paulo II, por ocasião da sua primeira visita a Portugal.

Sem comentários: