domingo, 10 de setembro de 2017

Apresentação e lançamento do livro 'A Cruz da Ordem de Malta nos Brasões Autárquicos Portugueses', de António Brandão de Pinho

Teve lugar ontem, dia 9 de Setembro, na Igreja de Santa Luzia e São Brás, em Lisboa, Sede Nacional da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta, a apresentação e lançamento do livro "A CRUZ DA ORDEM DE MALTA NOS BRASÕES AUTÁRQUICOS PORTUGUESES", da autoria de António Brandão de Pinho, Cavaleiro da Ordem Soberana e Militar de Malta e Membro do Conselho Directivo da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses.

Dignaram-se integrar a mesa de apresentação, S.A.R. o Senhor Infante D. Miguel de Bragança, Duque de Viseu, Presidente de Honra da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, S.E. o Senhor Conde de Albuquerque, Presidente do Conselho Directivo da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, S.E. o Senhor Dr. Miguel de Polignac de Barros, Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, o Excelentíssimo Senhor Dr. Lourenço Correia de Matos e o autor.



Começou por usar da palavra S.E. o Conde de Albuquerque, Dr. D. Augusto de Albuquerque de Athayde, que, depois de cumprimentar e saudar todos os presentes na Sede da Assembleia Portuguesa para a apresentação e lançamento do livro, referiu a relevância do trabalho agora dado à estampa, para a Ordem, mas também para as autarquias, freguesias e concelhos nele tratados. Depois de destacar alguns aspectos relativos à história e actualidade da Ordem tratados na obra, que teve muito gosto em prefaciar, referiu ser este um dia muito importante para a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, o dia em que um seu Membro dá mais um importante contributo para que se conheça a história e contemporaneidade da Ordem de Malta, e com esta a história e contemporaneidade das muitas freguesias e municípios que se revêem na cruz de oito pontas e partilham a identidade melitense que a mesma encerra. Agradeceu, pois, mais este contributo ao autor e manifestou o desejo de que não seja ainda o último.

Seguidamente usou da palavra S.E. o Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac de Barros, que, depois de cumprimentar os presentes e o autor por mais este trabalho, salientou o facto deste livro, muito importante para o conhecimento da história da Ordem, ser também um excelente guia para descobrir e conhecer muitas terras, vilas e aldeias, onde a Ordem de Malta esteve presente, mas cuja história andava sumida e desligada. Aproveitou ainda para se referir às vicissitudes que têm marcado a vida da Ordem de Malta ao longo destes mais de 900 anos, mas as quais tem superado também por força do peso da sua história, que este livro ajuda a conhecer e esclarecer.

O autor, António Brandão de Pinho, usou da palavra, para agradecer a colaboração e incentivo que sempre recebeu dos mais altos representantes da Ordem em Portugal, agradecer a presença dos confrades, amigos, família e demais pessoas presentes nesta sessão e, por fim, para explicar as razões que o levaram a elaborar este trabalho, o que fez muito sucintamente.

Por fim, e para apresentação do livro, usou da palavra o Excelentíssimo Dr. Lourenço Correia de Matos, Consultor Heráldico da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses e Chanceler do Instituto Português de Heráldica. O qual, depois de cumprimentar a mesa e assistência e felicitar o autor, começou por referir o facto de lhe ser cara a vertente heráldica tratada neste livro, uma vez que ele próprio, como o autor fez questão de assinalar na introdução, se debruçou sobre a mesma temática e sobre esta elaborou um artigo há já cerca de 10 anos. Salientando o facto do autor fazer questão de dizer e escrever não ser formado em História nem ser escritor de livros, mas um mero investigador em horas vagas, Correia de Matos, Mestre em História, estruturou a sua apresentação de modo a provar que isso não retira qualquer mérito ao trabalho agora dado a conhecer - que de resto, já não é o primeiro realizado pelo autor - e que o coloca entre os grandes obreiros da história da Ordem de Malta em Portugal, como sejam Frei Lucas de Santa Catharina, José Anastácio de Figueiredo, Martim de Albuquerque, Paula Pinto Costa ou Inês Versos, para referir apenas alguns dos maiores vultos.
Depois de se referir mais em pormenor a alguns aspectos históricos e heráldicos tratados neste trabalho, nomeadamente a pesquisa de dados relativos aos Corpos de Ordenanças, que até hoje não haviam sido tratados com tanto desenvolvimento, o Consultor Heráldico terminou a sua apresentação referindo estarmos em face de mais uma obra muito importante para se conhecer a história da Ordem de Malta, com aspectos de importantíssima curiosidade e relevância, a qual não deveria deixar de ser adquirida, pelo menos, pelos membros da Ordem e pelas bibliotecas das autarquias tratadas.

Seguiu-se a Sessão de autógrafos pelo autor.









Presente nesta Sessão esteve ainda o representante da Chiado Editora, que informou que o livro, nesta primeira edição é publicado em Portugal e no Brasil, em formato papel e ebook, encontrando-se já à venda na Chiado, Bertrand, FnacWook e Porto Editora, bem como nos Cafés Literários da Chiado, em Lisboa e no Porto, nos pontos Publicações Europa-América e RG Livreiros.

Clicar na imagem para comprar o livro agora
Clicar na imagem para comprar o livro agora

Sem comentários: