sábado, 14 de fevereiro de 2015

D. Manuel Clemente elevado a Cardeal da Igreja

Cardeal D. Manuel Clemente após a imposição do barrete e
entrega do anel e bula por Sua Santidade o Papa Francisco
Uma delegação da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta assistiu hoje, in loco, à elevação de D. Manuel Clemente, 17.º e atual Patriarca de Lisboa, com o título de D. Manuel III, a cardeal-presbítero da Igreja.
O rito de imposição do barrete e da entrega do anel e da bula de criação cardinalícios a D. Manuel Clemente decorreu na Basília de São Pedro, no Vaticano, Roma. O agora denominado Cardeal-Patriarca de Lisboa, 44.º Cardeal da história da Igreja portuguesa, foi investido com o título de Santo António in Campo Marzio (título cardinalício), vinculado à Igreja de Santo António dos Portugueses, sendo o segundo detentor deste titulus instituído em 21 de fevereiro de 2001, por Sua Santidade o Papa João Paulo II.
 
A primeira Missa celebrada por D. Manuel Clemente terá lugar, precisamente, na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, segunda-feira, dia 16 de fevereiro, pelas 11h30 (hora de Roma).
 
De regresso a Portugal, a primeira celebração do novo cardeal vai decorrer na Sé de Lisboa, a 18 de fevereiro, pelas 19h00, com a Missa de Quarta-feira de Cinzas. A 22 de fevereiro, D. Manuel Clemente vai proferir a primeira catequese quaresmal, no Mosteiro dos Jerónimos, pelas 16h30, a que se segue uma sessão de apresentação de cumprimentos, aberta a todos os que desejarem participar.
 
O Brasão de Armas de D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, tem a seguinte leitura heráldica: escudo de prata, com cruz latina de vermelho carregada, no cruzamento dos braços, de uma estrela de oito raios de ouro. O escudo assente sobre a cruz arquiepiscopal (patriarcal) de ouro, com pedraria de vermelho, encimada pelo galero de 30 borlas, como é uso dos Patriarcas da Igreja Latina, de púrpura (aqui indistintamente executada) como é próprio do Patriarca de Lisboa. Sotoposto ao escudo, listel branco com o lema episcopal (latino) em maiúsculas “IN LUMINE TUO”.
 
Fontes: TVI24 e Wikipédia

Sem comentários: