terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Palestra "Devoção Religiosa e história da Ordem de Malta na antiga comenda de Rossas"

 
No passado domingo, dia em que se comemorou a Festa em Honra da Imaculada Conceição, padroeira da paróquia de Rossas e de Portugal, depois das cerimónias religiosas bastante concorridas, teve lugar uma palestra sobre a "Devoção Religiosa e história da Ordem de Malta na antiga comenda de Rossas", tendo como oradores o Reverendo Pe. João Pedro Bizarro e o Dr. António Brandão de Pinho, membros da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta.
 
Esta iniciativa, para além do interesse relacionado com os temas abordados, teve por objectivo inaugurar a introdução de um momento cultural na Festa em Honra da Padroeira de Rossas e a progressiva integração da Ordem de Malta nas actividades religiosas e culturais da paróquia desta antiquíssima comenda da Ordem em Portugal.
 
Nesta primeira iniciativa, os oradores, também ligados a esta paróquia, pelo serviço e pela naturalidade, respetivamente, dedicaram-se à fundação e evolução histórica da Ordem de Malta, bem como ao contexto histórico da introdução da Ordem em Portugal e, ainda, à origem do povoamento de Rossas, estabelecimento e evolução histórica da respetiva comenda.

A palestra realizou-se precisamente no interior da bela igreja matriz de Rossas, que ainda hoje ostenta várias marcas do antigo padroado e da importância para a Ordem, nomeadamente, as cruzes oitavadas que figuram como padroeiros no portal e o brasão de armas de D. António Manoel de Vilhena, comendador de Rossas, a fechar o altar-mor, onde figuram as imagens da Imaculada Conceição, padroeira de Rossas, e de São João Baptista, padroeiro da Ordem de Malta.

Sem comentários: