segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Escavações arqueológicas revelam o Hospital que deu origem à Ordem em Jerusalém

Segundo a edição online da National Geographic, escavações arqueológicas no bairro cristão da cidade velha de Jerusalém, que decorreram nos últimos 13 anos, revelam agora uma gigantesta estrutura que terá acolhido o maior hospital do Médio Oriente durante o período das Cruzadas. Nada mais, nada menos, que o hospital construído pela Ordem de São João de Jerusalém, há cerca de 900 anos.
O complexo estende-se por cerca de 1,5 hectares e é caracterizado por enormes pilares e abóbadas de nervuras, com tectos de até 20 pés. Aquele que terá sido o salão principal da enorme estrutura, é muito similar na aparência ao Salão da mesma Ordem dos Cavaleiros de São João, em Acre, na região da Galileia, no norte de Israel.
 

Alguns dos achados arqueológicos indiciam que o hospital estava dividido em diferentes alas e departamentos segundo o tipo de doença e condição dos pacientes, com uma capacidade de atendimento para 2.000 pacientes e, para além dos serviços de saúde, também terá funcionado como orfanato.
Num comunicado à imprensa, os arqueólogos disseram: "Nós aprendemos sobre o hospital a partir de documentos históricos e contemporâneos, a maioria dos quais escritos em latim. Os quais mencionam um hospital sofisticado, que é tão grande e organizado como um hospital moderno."
Em 1457 deu-se um terramoto nas imediações de Jerusalém que, provavelmente, destruiu a maior parte do edifício, que permaneceu em ruínas até o século XIX.
É muito feliz a notícia desta nova luz sobre as raizes históricas e fundacionais da Ordem de Malta, precisamente neste ano em que se está a comemorar os 900 Anos do reconhecimento Papal da fundação desse Hospital e soberania da Ordem.

Sem comentários: