terça-feira, 4 de junho de 2013

António de Oliveira Pinto da França (1935-2013)

Cavaleiro de Graça e Devoção e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem de Malta, S.E. o Embaixador António Pinto da França não recuperou de uma grave queda registada há cerca de um mês e faleceu esta terça-feira em Lisboa. O seu corpo encontra-se em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o funeral realiza-se esta quarta-feira, a partir das 15h00.
 
António Pinto da França, natural de Matosinhos, onde nasceu a 12 de setembro de 1935, e licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa (1960), enquanto Embaixador representou Portugal em diversos países. Carreira diplomática que iniciou em Jacarta como Encarregado de Negócios (1965-1970), antes de ser colocado na embaixada da delegação portuguesa junto do Conselho da NATO, em Bruxelas (1970-1974) e concluiu junto do Vaticano. Enviado especial do ministro dos Negócios Estrangeiros para negociar a libertação dos militares portugueses ainda detidos em Timor, Pinto da França exerceu pela primeira vez funções de embaixador na Guiné-Bissau, entre 1977 e 1979. Na sua intensa atividade diplomática regista-se ainda o cargo de embaixador em Luanda (1983-88), tendo depois chefiado as representações diplomáticas de Portugal na Alemanha e Santa Sé.
Autor de diversas obras onde descreve com particular detalhe a sua experiência profissional e o contacto com outras culturas, foi agraciado com diversas condecorações oficiais, incluindo a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.
De uma singular afabilidade de trato, o Embaixador António Pinto da França vinha ainda exercendo, desde 2006, o cargo de Chanceler das Ordens de Mérito Civil.
 
É para nós, confrades e amigos, uma perda irreparável. Que a sua alma descanse em paz!
Apresentamos sentidas condolências à família.

Sem comentários: