quinta-feira, 1 de março de 2007

Heráldicas - marcas actuais de uma presença passada


Armas - Escudo de ouro, armação de moínho de negro, cordoada do mesmo e vestida de azul, entre cruz da Ordem dos Templários de vermelho e cruz da Ordem de Malta, filetada de negro, em chefe e monte de três cômoros de verde, movente da ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “CUMEADA “.









Poiares é uma freguesia do concelho do Peso da Régua, com 11,80 km² de área e 918 habitantes (2001). Densidade: 77,8 hab/km².








Armas - Escudo de azul, duas setas abatidas de ouro, cruzadas em aspa e, em chefe, uma cruz da Ordem de São João de Jerusalém, dita de Malta, de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ MALTA “.




Malta é uma freguesia do concelho de Vila do Conde, com 1,85 km² de área e 1 206 habitantes (2001). Densidade: 651,9 hab/km².


Esta Freguesia, anteriormente denominada de Santa Cristina de Malta nem sempre teve este nome;
Só a partir de 1683 é que se consumou tal designação, pois que, no catálogo dos Bispos do Porto de 1623, ainda se lê o seu antiquíssimo topónimo – Santa Cristina de Cornes.
O documento mais antigo que se conhece data do ano de 1097 e é um título de bens imóveis sitos na Vila Cornias. Este nome nunca agradou aos habitantes desta terra, ainda que se saiba derivar, por certo, do latim Cornus, que era uma pequena árvore frutífera.
Por a palavra se prestar a equívocos, o abade frei Manuel da Costa, que paroquiou a freguesia entre 1683 e 1710, foi o primeiro a usar o seu actual nome precedido do Orago da Freguesia – Santa Cristina de Malta – aproveitando o facto de ser abadia da Ordem de Malta.
A casa que terá sido pertença da abadia da Ordem de Malta, situada na actualmente denominada “ Rua dos Cavaleiros da Ordem de Malta” poderá ser, através dalguns pedestais e seu torreão já em degradação (mas não do resto da casa que indicia construção do Sec. XVIII), o mais antigo testemunho urbano ainda de pé, desta freguesia que se chamou Santa Cristina de Cornes. Desconhece-se porém a data de edificação. (in wikipedia)

Sem comentários: