terça-feira, 18 de junho de 2013

Cerimónias Religiosas e Culturais em Lisboa

 
Para comemorar os 900 Anos da Ordem Soberana Militar de Malta, a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses  tem vindo a desenvolver várias iniciativas de caracter cultural e espiritual que se prolongarão até ao final de 2013.
Nesse âmbito, e também para assinalar e celebrar o dia do Santo Patrono São João Baptista, terão lugar duas importantes Cerimónias Religiosas e Culturais no próximo dia 23 de Junho na cidade de Lisboa.

Missa Solene
Igreja de S. Roque - Largo de São Roque, em Lisboa, às 11:00 horas
Presidida pelo Capelão Grã – Cruz Conventual Ad - Honorem – S. E. R. o Bispo de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias.
Coro de Câmara de Lisboa sob a Direcção da Maestrina Teresa Marques
Acompanhamento Musical do Maestro Armando Vidal
Cerimónia transmitida em directo pela TVI

Concerto
Igreja de Nossa Senhora do Loreto – Largo do Chiado, em Lisboa, às 15:30 horas
Concerto de Musica Sacra / Te Deum
Orquestra Sinfónica da G.N.R
Coro Novem Centum Annis
Cantores Líricos – Conceição Seabra Galante, Joana de Siqueira e Nuno de Vilallonga e participação do Tenor Bruno de Menezes Ribeiro
Hora prevista para términus destas Cerimónias - 17h00
 
A Ordem de Malta teve a sua origem num pequeno hospício fundado em Jerusalém, por volta de 1070, para albergar os peregrinos que demandavam aquelas paragens.
Em 1113 foi aprovada a instituição do Hospital de São João, pela bula do Papa Pascoal II, Pie Postulatio Voluntatis.
Em Portugal, a Ordem do Hospital de São João marcou presença desde a fundação da nacionalidade, contribuindo para a consolidação e afirmação da entidade nacional Portuguesa.
Ao longo de nove séculos de vida, a Ordem Soberana Militar de Malta afirmou-se no Conserto das Nações como um ente político e internacionalmente soberano, Sujeito de Direito, tendo por finalidade principal a de servir aqueles que sofrem e os mais carenciados numa perspectiva Cristã e solidária, de dignificação do Homem.
A Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta, Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e Instituição Particular de Solidariedade Social, com Sede em Lisboa, foi fundada em 1899, tendo sido o seu primeiro Presidente de honra El-Rei D. Carlos I.
Tem desenvolvido Obras Assistenciais em prol dos mais desfavorecidos, nomeadamente na área da assistência médica e da formação, do Norte a Sul do País, ao abrigo do Espírito Cristão baseado nas duas premissas Obsequium Pauperum e Tuitio Fidae.
A Cruz branca oitavada, símbolo da Ordem Soberana Militar de Malta, é uma referência universal, de Paz, de Concórdia e de Amor Cristão.

Sem comentários: