quinta-feira, 4 de abril de 2013

Entrega de cópia da Bula fundadora da Ordem de Malta à Assembleia Portuguesa

No dia 3 de Abril e após a celebração da Santa Missa, S.E. o Sr. Dr. Raymond Bondin, Encarregado de Negócios da República de Malta em Portugal, entregou formalmente a S.E. o Sr. Presidente da Assembleia Portuguesa uma cópia da Bula Piae Postulatio Voluntatis, documento fundador da Ordem de Malta outorgado e assinado pelo Santo Padre Pascoal II em Fevereiro de 1113, propriedade do Estado de Malta, encontrando-se depositado na Biblioteca Municipal da cidade de Valetta.
A entrega da cópia da Bula, documento fundador, constitui uma assinalável referência para a Ordem de Malta, esta entrega assume um relevo particular, por nos encontrarmos precisamente no ano em que se celebram os 900 anos da fundação da Ordem de São João do Hospital.
S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, S.E. o Sr. Dr. Raymond Bondin e o Reverendo Cónego Dr. Manuel Lourenço, deslocaram-se junto do tripé no qual se encontra assente a Bula devidamente encaixilhada, tendo procedido à cerimónia de inauguração da mesma.
A Assembleia dos Cavaleiros Portugueses passou deste modo a ser uma das raras Assembleias /Associações Nacionais que detêm no seu espólio uma cópia da Bula original, tendo ficado reforçadas as boas relações entre Malta e a Ordem, e em particular entre a Missão Diplomática de Malta em Portugal e a Assembleia Portuguesa.

Sem comentários: