quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Conferência divulga influência da Ordem de Malta

A Cruz de Malta é um dos símbolos que identificam Rio Meão, mas cujo significado é ainda algo nebuloso para o comum dos cidadãos da freguesia. É com o objectivo de abordar a influência da Ordem Militar de Malta na história da vila, que deixou diversos vestígios, que a Junta de Freguesia local e a Câmara Municipal organizam um conjunto de iniciativas, este fim-de-semana, das quais se destaca uma conferência, no sábado, às 16h30 no auditório da Igreja de Rio Meão.
A conferência, moderada por Francisco Ribeiro da Silva, reúne vários especialistas. Paula Pinto apresentará uma “Breve História da Ordem dos Templários”; David Simões Rodrigues produzirá uma intervenção sobre “A Comenda de Rio Meão da Ordem de Malta”, enquanto António Feijó se deterá fundamentalmente sobre “As Actividades Hospitalárias da Ordem de Malta nos Dias de Hoje”.
A organização reserva para domingo outras iniciativas. Pelas 11h00, na igreja local, o bispo auxiliar de Lisboa, Carlos Azevedo, presidirá a uma missa solene, que conta com a participação do Coro da Madalena. No mesmo local, mas à tarde, tem lugar um concerto pela Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Escola de Música de Perosinho e Coro da Academia de Música de Viana do Castelo.

Sem comentários: