Fra' Giacomo Dalla Torre, Lugar-Tenente desde 29 de Abril de 2017, foi hoje, dia 2 de Maio, eleito o 80.º Grão-Mestre da Ordem Soberana e Militar de Malta.
A eleição acontece volvido precisamente um ano desde a última reunião do órgão electivo, em que não houve consenso suficiente à eleição de um Grão-Mestre, tendo saído eleito Fra' Giacomo como Lugar-Tenente do Grão-Mestre.
Como então referido, a particularidade desse cargo era a de nele apenas poder permanecer pelo período de um ano. Razão pela qual ficou logo agendada nova reunião dos 54 membros do órgão electivo, para 2 e 3 de Maio de 2018, a qual confirma agora Fra' Giacomo como Grão-Mestre da Ordem.
A partir d'hoje a Ordem de Malta, tal como preconiza a sua Constituição, volta a ter um Grão-Mestre, eleito para a vida, o qual sucede a Fra' MattheW Festing, 79.º Grão-Mestre, de 2008 a 2017.
O juramento do novo Grão-Mestre será prestado amanhã, dia 3, de manhã, na Igreja de Santa Maria, no Aventino, perante o Arcebispo Ângelo Becciu, Delegado Especial de Sua Santidade o Papa para a Ordem Soberana de Malta.
O novo Grão-Mestre será responsável por continuar a reforma da Constituição da Ordem de Malta, iniciada em 2017, com vista à sua adaptação aos novos tempos e actualização da missão da Ordem.
Actualmente presente em 120 países em todo o mundo, com mais de 2000 projectos no campo médico-social, a Ordem de Malta tem mais de 120000 voluntários e pessoal médico.
O primeiro acto oficial do novo Grão-Mestre, como já havia sido no ano transacto enquanto Lugar-Tenente, será a presidência da 60.ª Peregrinação Internacional da Ordem de Malta a Lourdes, em França, que terá lugar já de 5 a 8 de Maio.
Fra' Giacomo dalla Torre com sua Santidade o Papa Francisco no passado dia mês de Abril, no Vaticano |
Sem comentários:
Enviar um comentário