sábado, 29 de abril de 2017

Eleito o novo líder da Ordem de Malta

Conforme anunciado, hoje, dia 29 de Abril de 2017, o Conselho Completo de Estado da Ordem de Malta, órgão electivo, reuniu-se na Villa Magistral, em Roma, com o propósito de eleger o Grão-Mestre ou, não sendo possível, o Lugar-Tenente do Grão-Mestre.

Reunião do Conselho Completo de Estado da Ordem de Malta
Foi eleito Lugar-Tenente, o italiano Fra’ Giacomo dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, com 72 anos, nascido em Roma, em 09 de Dezembro de 1944, que vinha ocupando o cargo de Grão-Prior desta sua cidade natal desde 2008.

Fra’ Giacomo dalla Torre del Tempio di Sanguinetto
n.09 de Dezembro de 1944, em Roma
O Lugar-Tenente, cuja particularidade do cargo é a de nele apenas poder permanecer pelo período de um ano - recorde-se que a Ordem de Malta é uma Monarquia Electiva Constitucional e o cargo de Grão-Mestre é para a vida -, manifestou vontade de trabalhar em conjunto com o Soberano Conselho para promover atividades diplomáticas, sociais e humanitárias, e fortalecer a vida espiritual e o comprometimento de seus 13.500 membros e dos seus mais de 100.000 voluntários e funcionários.
Conforme previsto, o eleito será empossando amanhã, prestando juramento em Sessão Solene do Conselho Completo de Estado na presença do Delegado Especial de Sua Santidade o Papa, Dom Giovanni Angelo Becciu, seguindo-se a celebração da Santa Missa na Igreja da Ordem, no Aventino.
Sua Santidade o Papa Francisco foi já informado por carta da eleição. Seguidamente, procedeu-se à informação de todos os Grão-Priorados, Sub-Priorados e Associações Nacionais da Ordem no Mundo, juntamente com 106 países com os quais a Ordem tem relações diplomáticas.

Perfil de Fra 'Giacomo dalla Torre del Tempio di Sanguinetto
Giacomo del Tempio di Sanguinetto nasceu em Roma, em 09 de Dezembro de 1944. Formou em Literatura e Filosofia na Universidade de Roma, com especialização em Arqueologia Cristã e História da Arte, ocupou cargos acadêmicos na Pontifícia Universidade Urbaniana, ensinando grego clássico. Foi ainda responsável pela Biblioteca e arquivista das mais importantes coleções da Universidade. Publicou ensaios e artigos sobre história da arte medieval.
Ingressou na Ordem Soberana e Militar de Malta em 1985, tendo professado os votos solenes em 1993. De 1994 a 1999 foi o Grão-Prior da Lombardia e Veneza e de 1999 a 2004 foi membro do Soberano Conselho da Ordem. Em 2004 o Capítulo Geral elegeu-o Grande Comendador da Ordem e aquando da morte do 78º Grão-Mestre Fra 'Andrew Bertie foi Tenente Temporário. Desde 2008, ocupa o cargo de Grão-Prior de Roma.
A primeira grande actividade do novo Tenente Grão-Mestre será a 59ª Peregrinação Internacional da Ordem de Malta a Lourdes, que será realizada em Maio do próximo ano.
Uma das tarefas mais importantes do ano do seu mandato, será trabalhar para o processo de reforma da Constituição e do Código da Ordem de Malta. A Constituição foi promulgada em junho de 1961 e reformado em 1997. Em particular, a reforma constitucional irá corrigir eventuais deficiências institucionais. A crise recente revelou algumas deficiências no controle e equilíbrio dos sistemas de governança: a reforma vai levar isso em conta. A reforma incidirá no fortalecimento da vida espiritual e aumento do número dos seus membros professos.

O Lugar-Tenente
De acordo com a Constituição da Ordem, o Lugar-Tenente ocupará o cargo apenas pelo período de um ano, com os mesmos poderes que um Grão-Mestre, tendo por obrigação reunir o Completo Conselho de Estado antes do fim do mandato.
Como Soberano da Ordem tem a autoridade final. Juntamente com o Soberano Conselho, emite as medidas legislativas não previstas pela Constituição, promulga os actos do governo e acordos internacionais ratificados. Terá a sua residência, na Sede da Ordem de Malta, no Palácio Magistral em Roma. Fonte: ttps://www.orderofmalta.int/it


Post scriptum - Rectificamos a denominação "Tenente Grão-Mestre" para "Lugar-Tenente", para simples uniformização das comunicações da Ordem. No entanto, entendemos que, atenta a sua essência, modo de eleição e função, "Tenente Grão-Mestre" é a melhor e mais adequada tradução de Lieutenant of the Grand Master .

Sem comentários: