segunda-feira, 11 de maio de 2015

Cavaleiro Português entre os mais altos dignitários da Ordem de Malta

Volvidos mais de dois séculos, um Cavaleiro Português volta a figurar entre os mais altos dignitários da Ordem Soberana e Militar de Malta. Trata-se, com efeito, de S.E. o Senhor D. Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas-Boas (Guilhomil), membro da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, presidida por S.E. o Senhor Conde de Albuquerque, que proferiu os seus votos perpétuos enquanto Cavaleiro Professo e de Justiça, perante S.A.E. o Príncipe e Grão-Mestre da Ordem, Frà Matthew Festing, que para o efeito se deslocou propositadamente a Portugal, mais própriamente ao Mosteiro de Leça do Balio.
Com esta ascensão de S. E. o Senhor D. Ruy de Villas-Boas a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses volta a ter membros nas três classes da Ordem, a saber: Primeira Classe (os membros professos de votos religiosos - obediência, castidade e pobreza); Segunda Classe (os membros que fazem promessa de obediência); Terceira Classe (os membros que não pronunciam votos religiosos nem promessa de obediência, mas juram cumprir os regulamentos da Ordem).
Também nesta mesma ocasião, o Cavaleiro Dr. João Esquível Freire de Andrade foi recebido oficialmente como noviço para Cavaleiro Professo.
A cerimónia, a que presidiu Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo do Porto, D. António Fonseca dos Santos, ladeado por vários Capelães Magistrais da Ordem, teve lugar no passado dia 29 de Maio.
 
Para mais desenvolvimentos, consultar o blog da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses

Cavaleiro Dr. João Freire de Andrade a proferir os seus Votos perante S.A.E. o Grão-Mestre

Cavaleiro Dr. João Freire de Andrade e S.E. Senhor D. Ruy Villas Boas

S.E. o Senhor D. Ruy Villas Boas a proferir os seu Votos perante S.A.E. o Grão-Mestre

S.E. o Senhor D. Ruy Villas Boas a cumprir o ritual de admissão

Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo do Porto a cumprimentar
S.E. o Senhor D. Ruy Villas Boas

Sem comentários: