sábado, 22 de março de 2014

Manuel Pinto da Fonseca e António Manoel de Vilhena - Comendadores e parentes dos homónimos e Grão-Mestres - Manuel Pinto da Fonseca e António Manoel de Vilhena

Confundidos inúmeras vezes, até pela historiografia, os Cavaleiros Comendadores Manuel Pinto da Fonseca e António Manoel de Vilhena, foram, respectivamente, tio e sobrinho-neto dos renomados e homónimos Grão-Mestres Manuel Pinto da Fonseca e António Manoel de Vilhena. É mesmo caso para dizer que, de tão homónimos, quase têm passado por anónimos.
Para ajudar à confusão, o Comendador Manuel Pinto da Fonseca privou com o Grão-Mestre António Manoel de Vilhena e o Comendador António Manoel de Vilhena serviu o Grão-Mestre Manuel Pinto da Fonseca. Assim, desta forma, com esta sequência.
 
Túmulo do Bailio Frei D. Manuel Pinto da Fonseca
Igreja de Santa Cruz, Lamego
Igreja de Santa Cruz
Lamego
Temos então: 1 – Comendador Frei Manuel Pinto da Fonseca; 2 – Grão-Mestre Frei D. António Manoel de Vilhena; 3 – Comendador Frei D. António Manoel de Vilhena; 4 – Grão-Mestre Frei D. Manuel Pinto da Fonseca.
 
1 – Comendador Frei Manuel Pinto da Fonseca. Natural de Lamego. Era Comendador de Moura Morta, Faia e Veade, aquando do Tombo de 1679 e aí se mantinha em 1684. Foi Bailio de São João de Acre. Faleceu em 1727. Os seus restos mortais repousam num túmulo com sua estátua jacente na Igreja de Santa Cruz, em Lamego.
2 – Grão-Mestre Frei D. António Manoel de Vilhena. (nasceu em 1663; faleceu em 1736). Foi o 66.º Grão-Mestre, de 1722 a 1736. Era natural de Lisboa, filho de D. Sancho Manoel de Vilhena, 1º Conde de Vila Flôr, e Dona Ana de Noronha. Os seus restos mortais repousam num mausoléu na Co-Catedral de São João, em La Valetta, ilha de Malta.
3 – Comendador Frei D. António Manoel de Vilhena. (nasceu em 1723) Filho de D. Sancho Manoel de Vilhena e D. Lourença Francisca de Melo; neto de D. Cristóvão Manoel de Vilhena, 2º Conde de Vila Flôr; e sobrinho-neto do Grão-Mestre Fr. D. António Manoel de Vilhena. Em 1745, sendo Comendador de Rossas e Rio Meão, estava ausente na ilha de Malta, onde residia.
4 – Grão-Mestre Frei D. Manuel Pinto da Fonseca. (nasceu em 1681; faleceu em 1773). Foi o 68.º Grão-Mestre, de 1741 a 1773. Era natural de Lamego, filho de Miguel Álvaro Pinto da Fonseca e Dona Ana Pinto Teixeira. Os seus restos mortais repousam num mausoléu na Co-Catedral de São João, em La Valetta, ilha de Malta.
 
Portanto:
 
O Comendador Frei Manuel Pinto da Fonseca era irmão de, entre outros, Álvaro Pinto da Fonseca, que casou com Ana Pereira Coutinho, de que nasceu, entre outros, Miguel Álvaro Pinto da Fonseca, que contraiu matrimónio com Dona Ana Pinto Teixeira, de que descendeu, entre outros, o Grão-Mestre Frei D. Manuel Pinto da Fonseca.
 
De D. Sancho Manoel de Vilhena, 1º Conde de Vila Flôr, e Dona Ana de Noronha, descenderam, entre outros, o Grão-Mestre Frei D. António Manoel de Vilhena e D. Cristóvão Manoel de Vilhena, 2º Conde de Vila Flôr; deste descenderam, entre outros, D. Sancho Manoel de Vilhena, que contraiu matrimónio com D. Lourença Francisca de Melo, de que descendeu, entre outros, o Comendador Frei D. António Manoel de Vilhena.

De uns e outros foram vários os parentes que serviram igualmente a Ordem de Malta, dentre os quais se destacaram também Frei D. João Manoel de Vilhena e Frei Martim Álvaro Pinto da Fonseca, Comendadores, Bailios e Grão-Chanceleres, qualidade em que serviram os seus respectivos irmãos e Grão-Mestres, em Malta, onde faleceram em 1728 e 1757, e se encontram sepultados na Nave da Co-Catedral de São João. 

Sem comentários: