sábado, 14 de dezembro de 2013

D. Manuel Clemente investido Capelão Grã-Cruz Conventual “Ad Honorem” da Ordem de Malta

Dom Rino Passigato a proceder à imposição das insígnias

Dom Augusto de Athayde, Conde de Albuquerque, a cumprimentar S.E.R. Dom Manuel Clemente

D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, com o título de D. Manuel III, foi hoje investido Capelão Grã-Cruz Conventual “Ad Honorem” da Ordem de Malta, em cerimónia que teve lugar na Santa Missa Solene de Natal e Investidura de Novos Membros da Ordem, realizada na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa. Procedeu à imposição das respectivas insígnias D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Lisboa, por concessão de S.E. o Senhor Conde de Albuquerque, presidente do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta.

Esta investidura, que muito orgulha e honra os membros da Ordem, acontece precisamente um ano após S.E.R. o Senhor D. Manuel Clemente ter sido condecorado com a Grã-Cruz Pro Piis Meritis, era então ainda Bispo do Porto.

Nascido na freguesia de São Pedro e São Tiago, concelho de Torres Vedras, no dia 16 de Julho de 1948, D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, começou por se licenciar em História e só depois em Teologia, tendo-se doutorado em Teologia Histórica em 1992.

Foi ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1979, começando por ser coadjutor das paróquias de Torres Vedras e Runa, em 1980, e membro da Equipa Formadora do Seminário Maior dos Olivais, entre 1980 e 1989. Nesse mesmo ano, foi nomeado vice-reitor do Seminário Maior dos Olivais, até 1997, data em que se tornou Reitor.

A 6 de Novembro de 1999, então com 51 anos, foi nomeado Bispo Titular de Pinhel e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, cuja Ordenação Episcopal aconteceu a 22 de Janeiro de 2000.

Após um pontificado de 16 anos, e em sequência da resignação do agora Patriarca Emérito de Lisboa D. José Policarpo, em 2011, foi nomeado Patriarca de Lisboa no passado mês de Maio, cuja cerimónia de imposição decorreu passado um mês na Basílica de S. Pedro, em Roma, e a entrada solene no Patriarcado de Lisboa ocorreu em 7 de Julho último.

Sua Excelência Reverendíssima aguarda ainda a elevação à dignidade cardinalícia, que ocorrerá no próximo Consistório, altura em que assumirá o título de Cardeal-Patriarca de Lisboa e, também assim, de Príncipe da Igreja, podendo, nesta qualidade, ascender a Bailio Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem Soberana, Militar e Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta.

"Os encargos e serviços são graças. Assim os tomamos e cumprimos. Devemos estar sempre preparados para o que nos acontece na vida", referiu D. Manuel Clemente, durante a homilia de hoje.

Notas Biográficas: Patriarcado de Lisboa.
 

Sem comentários: