sábado, 9 de março de 2013

ORDEM DE MALTA REGRESSA A VILA COVA À COELHEIRA

No passado mês de Fevereiro foi formalmente constituído um Núcleo do CVOM – Corpo de Voluntários da Ordem de Malta, em Vila Cova à Coelheira, atual freguesia pertencente ao concelho de Vila Nova de Paiva e distrito de Viseu. Este Núcleo, de acordo, com os seus impulsionadores e membros fundadores «…permitirá “o acordar” da ação hospitalária e presença da Ordem naquela antiga Comenda, com vista ao desenvolvimento das obras assistências hospitalárias a que sempre se votou e que desde sempre existiram, também, naquelas terras: a assistência aos pobres e necessitados e em particular aos doentes e peregrinos».
Recorde-se que Vila Cova à Coelheira - «Cova» porque se situa num vale entre montanhas e «Coelheira», porque nesse vale abundavam coelhos - foi uma das mais antigas Comendas da Ordem de Malta no nosso país.
O povoamento dessa região remonta à época pré-romana, período em que os Lusitanos e os Celtiberos habitavam a zona beiraltina. Vila Cova à Coelheira foi, nos primórdios da nacionalidade, uma “honra“ de Soeiro Viegas, filho de Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques. Pouco depois do falecimento do nosso primeiro rei, Vila Cova à Coelheira foi doada à Ordem do Hospital que, ainda em 1185, aí estabeleceu uma das suas mais importantes comendas da Beira Alta.
Aumentou esta Comenda de tal forma a sua importância e benefícios que, em pouco tempo, já outras Comendas como as de Fontelo e Alvelos lhe estavam anexas e, em 1553, Frei Claude de La Sengle, 48.º Grão-Mestre da Ordem, conferiu-lhe mesmo a categoria de Comenda Magistral do Priorado de Portugal, ou seja, uma comenda diretamente vinculada ao Grão-Prior da Ordem, rivalizando nessa região com a Comenda de Sernancelhe, que detinha a mesma categoria.
Recebeu foral manuelino em 21 de Julho de 1514. Foi vila e sede de concelho desde o século XIII, ou, XIV, até 1836. Nesta data foi anexado a Fráguas para passar ao de Castro Daire a 7 de Setembro de 1895. Restaurado o concelho de Fráguas, com sede em Vila Nova de Paiva, por Decreto de 13 de Janeiro de 1898, as freguesias que constituíam o concelho de Vila Cova à Coelheira (Touro e Vila Cova à Coelheira) foram-lhe anexadas.

Sem comentários: