sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um dos dois Palácios localizados na Rua de S. José, em Lisboa, e que alberga hoje o Centro de Apoio Social de Lisboa (CASL), onde ainda se pode observar o brasão de Malta na fachada principal, foi construído no século XIX, chegando a ser a sede da Ordem de Malta em Portugal. Pegado encontra-se o Palácio do Conde de Magalhães e um jardim comum, classificados como Monumento Nacional.


Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, o primeiro passou a integrar a Fazenda Nacional, vindo a ser ocupado pelo Governo Militar de Lisboa. Juntou-se-lhe depois o segundo em 1948, com a aquisição pelo Ministério da Guerra à Marquesa de Santa Cruz dos Manuelles, filha e herdeira do Conde de Magalhães.
Ambos os Palácios foram assim apropriados e utilizados pela Cooperativa Militar até finais de 1998, data em foram transferidos para o IASFA fazendo parte do património do Ministério da Defesa Nacional.


O Palácio ainda hoje denominado Palácio da Ordem de Malta é, pelo que se acaba de referir, elemento de grande importância para a história e entendimento da história da Ordem de Malta em Portugal. Pelo que os seus actuais responsáveis devem fazer os possíveis para que a sua integridade e elementos distintivos sejam mantidos e que, com regularidade, se possibilite evocar a sua importância para a Ordem.

Sem comentários: