quinta-feira, 25 de maio de 2006


A Ordem de Malta surgiu na Idade Média, sediada em Jerusalém, como ordem militar e religiosa católica. Tinha então o nome de Ordem de São João de Jerusalém. Sua finalidade militar era a defesa da Terra Santa. Tinha também a finalidade de manter hospitais para atendimento aos peregrinos que a visitavam.
Em 1312 a ordem obteve a posse da Ilha de Rhodes. Seu superior era o soberano da ilha, que constituía um estado independente, com exército e marinha. Isso durou até 1523, quando a ilha foi perdida para o sultão turco. Mais tarde, a Ordem veio a dominar a ilha de Malta, perdida para os franceses em 1798.
Hoje tem sede em Roma. Não tem território, mas tem soberania e goza de representação diplomática. Hoje não é mais considerada pelo Vaticano como ordem religiosa, mas como Estado (embora desprovido de território).
.
Bibliografia Geral do Blog
.
ALBUQUERQUE, Martim de - Portugal e a Ordem de Malta (Aspectos da Europa), Edições Inapa, S.A. 1992.
BARBARA FRALE, - Os Templários, Edições 70, Maio de 2005. (Barbara Frale é doutorada pela Universidade de Veneza com uma tese sobre a documentação do processo dos Templários. Trabalha, também, no Arquivo Secreto do Vaticano).
BRANDÃO DE PINHO, António Jorge - Rossas - Inventário Natural, Patrimonial e Sociológico, Rossas - Arouca, 2006.
FIGUEIREDO, José Anastácio de - Nova História da Militar Ordem de Malta e dos Senhores Grão-priores dela em Portugal - 3 Vols., Lisboa 1800.
SOUSA, Bernardo Vasconcelos e - Ordens Religiosas em Portugal, Das Origens a Trento - Guia Histórico - Livros Horizonte, Dezembro 2005.
VILLAS-BOAS, Ruy Gonçalo de, - Os Grão-Mestres Portugueses da Ordem de Malta - Filermo, Porto.

Sem comentários: