
Em cinco minutos, seguindo a orientação adoptada na Comenda de Rossas (Arouca), e partindo doutro que já conhecia, ou melhor, que em Rio Meão todos conhecem, encontrei mais um marco (foto abaixo). Pese embora, ligeiramente inclinado (mas favorecido pela foto), trata-se de um belo exemplar em muito bom estado de conservação e perfeitamente perceptível.
Pese embora ainda não tenha tido acesso a nenhum Auto de Demarcação de Rio Meão, com base nestes dois exemplares, é possível concluir que a primeira Demarcação foi feita entre 1629 e 1630, tal como em Rossas (Arouca), e que o método adoptado foi idêntico ao seguido naquela antiga Comenda, de onde sou natural.

Repare-se, que por esta altura (1629), Rio Meão e Frossos (em Albergaria-a-Velha) andavam associadas a Rossas que era a cabeça de Comenda
Muito interessante.
ResponderEliminarSempre pensei que Frossos (de Angeja) pertencesse anteriormente a Aveiro, mais propriamente à então Comarca de Esgueira.
Bela pesquisa. Vou continuar a acompanhar.
Cumprimentos.
Bom dia,
ResponderEliminarVivo em Rio Meão hà três anos e interssou-me bastante este tema. Será que me poderia dar algumas orientações geografica de forma a poder encontrar estes marcos.
Muito agradecido.
Paulo Laranjeira
Bom dia,
ResponderEliminarSou residente em Paços de Brandão e possuo dentro da minha propriedade um marco da ordem de malta datada de 1629, possuo fotos e gostaria de publicita-las aqui para satisfazer as necessidades curiosas do pedaço de história deixado pelos nossos antepassados.
Atenciosamente,
Miguel Faria